Secretaria de Saúde segue o intenso ritmo de ações voltadas a comunidade e comemora o sucesso da campanha Novembro Azul! ConfirAgora!

155

Secretaria de Saúde continua seguindo o intenso ritmo de ações voltadas a comunidade e  comemora o sucesso da campanha Novembro Azul!

Como temos publicado quase que diariamente, diversas ações têm sido praticadas pela Secretaria Municipal de Saúde mesmo em tempos de extrema crise financeira.

Sendo assim, logo após o término da campanha que ofertou gratuitamente centenas de consultas ao Oftalmologista, ainda, 400 (quatrocentos) exames de mamografia, agora nos chega a informação da ação voltada aos homens.

Neste sentindo, sempre com o objetivo de clara prevenção, equipes dos PSF´s Santo Antônio e do Bela Vista, realizaram durante a última semana, palestras voltadas sobre o combate ao câncer de próstata, na Campanha do Novembro Azul.

Desde o início do mês, os atendimentos da campanha Novembro Azul, de alerta aos homens sobre os cuidados com a saúde, movimentam os PSFs, com marcação de consultas médicas, realização de exames e palestras, que foram oferecidas aos pacientes agendados previamente.

No PSF do bairro Santo Antônio, através do médico Dr. Jânio Assis, foi abordada e repassada a diversos usuários da saúde pública sobre a importância dos cuidados da Saúde do Homem.

“O Novembro Azul é um momento de ação, construção e participação da saúde integral do homem. Os mesmos devem dar mais atenção à Saúde e cuidar mais de si próprio, realizando consultas, exames e outros procedimentos que visam a prevenção” ressaltou Dr. Jânio.

De acordo com secretário Ocimar Rufino, “Novembro Azul” é uma campanha de conscientização, realizada por diversas entidades no mês de novembro, sendo dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata e principalmente a realização dos exames de PSA disponível pela secretaria de Saúde.

Para que serve o exame de PSA

Para detectar precocemente casos de câncer de próstata e outras condições, como a hiperplasia prostática benigna e a prostatite. O PSA é solicitado no início das investigações médicas. Outros exames complementam o diagnóstico, como o toque retal.

Como o teste é feito

Uma amostra de sangue é colhida e enviada ao laboratório para análise. No geral, os médicos pedem a medição do PSA total, mas podem também requisitar a quantidade de PSA livre – ou seja, a quantidade que não está ligada à nenhuma proteína, se houver alterações nos resultados.

O câncer de próstata é o câncer mais comum e a segunda maior causa de morte por câncer nos homens. Conforme informações da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 1.201.619 novos casos e 335.643 óbitos são previstos no mundo pela doença, o que corresponde ao aumento em relação ao ano de 2012 de 9,7% e 9,2%, respectivamente.

De acordo com informações de órgãos ligados a Saúde pública, a cada 40 minutos um homem morre com câncer de próstata. Em grande quantidade, essas vidas poderiam ter sido salvas com a PREVENÇÃO e o exame que hoje é ofertado GRATUITAMENTE na rede pública de Saúde de Mantena. Previna-se, Cuide-se!

Diga não ao preconceito. Diga SIM a vida!

Veja a seguir algumas fotos do movimento nos PSF´s durante a Campanha Novembro Azul em Mantena:

Fotos Informeleste.

Veja também:

+ 400 Mamografias realizadas em Mantena através da Secretaria de Saúde. ConfirAgora!