+ Prevenção e Saúde. Secretaria lança o Dezembro Laranja/Vermelho com palestras sobre prevenção ao Câncer de Pele e HIV para dezenas de pessoas da comunidade. ConfirAgora!

180

Hoje, 04 de dezembro de 2018, o Secretário de Saúde Ocimar Rufino, juntamente com a equipe da Secretaria de Saúde e servidores do Posto de Saúde que fica localizado no centro da cidade, novamente se organizaram para lançar o Dezembro Laranja e o Dezembro Vermelho.

Em várias partes do país, o Dezembro Laranja vem para conscientizar as pessoas sobre prevenção e tratamento do câncer de pele. O Dezembro Vermelho para conscientização e prevenção ao HIV/Aids e seus cuidados.

No Posto de Saúde, dezenas de pessoas participaram das palestras sobre prevenção e cuidado com o câncer de pele, prevenção, cuidado e tratamento de HIV e AIDS,  e a diferença entre HIV e AIDS.

Através do Dr. Simonton Arruda, os presentes ouviram tudo sobre prevenção e tratamento do câncer de pele. De acordo com o médico, que tem bastante experiência na área, o câncer de pele, em seus diversos estágios e tipos, é um câncer bastante frequente entre a população, e que o cuidado é a principal forma de combate ao mesmo.

Disse ainda que todos que perceberem manchas, verrugas ou coisas parecidas na pele, as quais cocem e até aumentem rapidamente de tamanho, que procurem logo um médico para que este avalie e instrua a pessoa em como proceder.

Na maioria dos casos, se de início forem detectados, os cânceres de pele podem ser facilmente removidos e seu tratamento ser rápido e eficiente. No entanto, como é lógico, se aumentar e se tornar em uma ferida, as vezes se faz necessária amputação de membros, cortes, e dolorosos tratamentos.

Então, se a pessoa sentir coceiras em manchas, aumento de manchas, procure imediatamente um médico.

Entendido?!

Já em relação ao foco do Dezembro vermelho (HIV e AIDS), a Enfermeira Patrícia foi muito clara ao explanar sobre a prevenção e cuidado com o HIV e a AIDS, que entre essas duas existe uma diferença, pois enquanto o HIV é o vírus, a AIDS é a doença ou a síndrome propriamente dita.

Explanou a todos sobre a importância da prevenção, da necessidade do uso de preservativos entre outros cuidados.

Algo interessante, que foi explanado, é que o uso de preservativos, deve antes de mais nada ser um consenso entre as pessoas que pretendam se manter saudáveis, que a camisinha por exemplo, deve e pode ser utilizada não só quando há penetração, mas desde o sexo oral, sexo anal e sexo (pênis/vagina), e não somente em um destes.

Muitos outros esclarecimentos foram repassados a todos os presentes, demonstrando mais uma vez que a Secretaria vem priorizar novamente a PREVENÇÃO, algo que o Secretário Ocimar Rufino vem imprimindo desde sua nomeação ao cargo de Secretário, e que certamente vem de sua formação como Farmacêutico que é na área da Saúde.

De acordo com o Secretário, a prevenção é sim o melhor remédio, é através da prevenção que evitamos tratamentos dolorosos que trazem uma AIDS, um câncer de pele, uso de medicamentos e tratamentos agressivos, e claro, é através da prevenção e o cuidado que mantemos nossa saúde e consequentemente nosso bem estar diário sempre presente.

Com a prevenção existe a economia com gastos pessoais e públicos e claro, o mais importante, QUALIDADE DE VIDA!

Sempre que podemos estamos trazendo palestras e instrução para toda população. É assim que temos feito e instruído nossa equipe na secretaria de saúde para que também façam. Que leve bom atendimento, instrução para prevenção e caso seja necessário, todo o cuidado que estiver ao alcance da secretaria municipal de saúde para todos de igual forma. Afirmou o Secretário.

Ao final do evento, que abriu o mês de dezembro para a prevenção e o combate ao câncer de pele, dezenas de testes rápidos para detecção de AIDS foram disponibilizados a todos, logo após, os que estavam presentes receberam um café da manhã reforçado, e posteriormente, cada um teve a oportunidade de tirar suas dúvidas com os profissionais da saúde, receberam preservativos e se disseram bastante satisfeitos e conscientes com tudo que foi explanado.

Saúde Mantena! Mantena VIVA!

Veja a seguir algumas fotos tiradas hoje no Posto de Saúde durante a apresentação das palestras:

Veja também:

+130 pessoas atendidas com exames preventivos na Rabbit esta semana – Secretaria de Saúde segue trabalhando. ConfirAgora!