Prefeito João Rufino e Secretária Creuza Muniz continuam primando pela Educação em Mantena e volta as aulas ocorrerá nesta quinta feira 07/02. ConfirAgora!

273

Depois de um período turbulento, onde o Estado de Minas Gerais não realizava o repasse do FUNDEB para pagamento da rede de ensino, tendo o Prefeito que sacrificar os cofres públicos, deixando até mesmo de realizar alguns serviços para honrar com o pagamento dos professores e profissionais da educação, surge então outro impasse na área da educação.

Volta às aulas, antes ou depois do Carnaval?

Como todos sabem, são milhões em dívida com os municípios. Mantena, dada sua boa gerência e administração, conseguiu, com recursos próprios, honrar com os pagamentos dos professores, que em certos momentos veio com atraso, mas em tempo, conseguindo inclusive quitar tudo e estar em dia com esses profissionais.

Continua depois do link:

Mantena: Salários dos Servidores da Educação do mês de dezembro de 2018, serão pagos de forma integral nesta quarta (16)

No mês de janeiro, os profissionais da educação já receberam juntamente com os demais servidores públicos, tendo inclusive quitados, salários e 13º salário devidamente depositados em suas contas.

Mas como já mencionado, passado este primeiro momento, eis que um novo impasse ocorre na Educação.

Como todos sabem, por conta exatamente desta falta de repasse, dívidas se acumularam do Estado de Minas Gerais para com os municípios mineiros, o que fez com que inúmeros prefeitos decidissem iniciar o ano letivo somente após o carnaval, ou seja, meados do mês de março.

Com esta atitude, infelizmente drástica, trazida pela falta de recursos imposta aos municípios, quem sofre e acaba pagando a conta são professores (contratados), profissionais de limpeza, merendeiras, motoristas do transporte escolar, pais de alunos e principalmente, os alunos que teriam que sacrificar sábados, feriados e férias para cumprir o ano letivo.

Mas em Mantena o sistema é diferente!

Vendo esta dificuldade, ponderando a importância desta situação imposta a uma grande parcela da comunidade, o Prefeito João Rufino, em reunião havida com a Secretária Creuza Muniz, decidiram então manter o ano letivo de forma normal.

Aqui em Mantena, o início das aulas se dará nesta quinta feira, 07 de fevereiro.

Com a decisão do Prefeito e da Secretária, em Mantena não haverá sacrifício com aulas em sábados letivos, feriados e períodos de férias.

Não haverá demora no início do serviço de transporte escolar, que se iniciará na próxima segunda feira, dia 11/02. Não haverá em Mantena professores e servidores da educação esperando em casa o início de seus trabalhos.

Mantena segue adiante!

Mas com isso, a administração terá novamente que realizar alguns sacrifícios. No intuito de NÃO deixar que os profissionais da educação e pessoas que necessitam da rede pública de ensino paguem esta conta, e dada ainda a dificuldade financeira imposta pela falta de repasses, o município deverá amparar a Secretaria de Educação novamente para colocar o trem nos trilhos e andar.

Pensando na população, as aulas, os professores, os alunos e toda movimentação em torno da rede pública municipal de ensino volta ao normal e em total funcionamento a partir desta quinta feira, 07 de fevereiro de 2019. Já o transporte escolar iniciará na segunda feira, 11/02.

De acordo com o Prefeito, “…mais uma vez, com uma boa administração, e pensando como servidor público, tomo uma decisão pensando em Mantena.

Não podemos deixar isso acontecer, se temos que parar alguma obra vamos parar, se temos que fazer concessões e sacrifício vamos fazer, mas a área da educação e seu propósito são muito grandes, muito importantes. São milhares de crianças, adolescentes, pais de alunos, profissionais da educação e demais pessoas de nossa comunidade envolvidos neste processo. Mantena não pode parar, e se esta for a decisão que deve ser tomada, estamos fazendo pensando principalmente na nossa população.” Afirmou João Rufino

De acordo ainda com João Rufino e a Secretaria Creuza, as negociações com o Estado de Minas Gerais estão em andamento, como já se viu, o 13º da rede estadual será divido em 11 parcelas, já os repasses com os municípios estão sendo negociados e com o tempo as coisas se ajeitarão.

Enfim, Volta as aulas em Mantena ocorrerá nesta quinta feira, 07/02.

Mantena VIVA!

Veja também:

MANTENA: Designação da rede municipal de educação começa nesta segunda-feira (04)