Vice Prefeito de Mantena e Presidente da CBH São Mateus marca presença no 8º Fórum Mundial das Águas. ConfirAgora!

453

O Vice Prefeito de Mantena e Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Mateus Luiz Antônio Garcia, estará participando no próximo dia 19, até o dia 21 de março em Brasília, de um dos maiores eventos em se tratando de conscientização sobre a importância da água a nível mundial.

Em conversa com o Vice Prefeito Luiz Garcia na última semana, tomamos conhecimento de que o mesmo, na qualidade de Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Mateus, estará participando de um dos maiores eventos de proteção às águas a nível mundial dos últimos tempos. Luiz ainda nos relatou, que apenas 6 (seis) pessoas no Estado de Minas Gerais, foram especialmente selecionados pelo IGAM/SEMAD, para estarem representando o Estado neste evento que ocorrerá em Brasília. Valendo frisar que os seis escolhidos são coordenadores do Fórum Mineiro de Comitês.

O que será o Fórum Mundial da Água?

De acordo com Luiz Garcia, o Fórum Mundial da Água é o maior evento global sobre o tema água e é organizado pelo Conselho Mundial da Água, uma organização internacional que reúne interessados no assunto e tem como missão “promover a conscientização, construir compromissos políticos e provocar ações em temas críticos relacionados à água para facilitar a sua conservação, proteção, desenvolvimento, planejamento, gestão e uso eficiente, em todas as dimensões, com base na sustentabilidade ambiental, para o benefício de toda a vida na terra”.

Organização internacional fundada em 1996, com sede permanente na cidade de Marselha, na França, o Conselho Mundial da Água é uma organização internacional que reúne cerca de 400 instituições relacionadas à temática de recursos hídricos em aproximadamente 70 países.

O Conselho é composto de representantes de governos, da academia, sociedade civil, de empresas e organizações não governamentais, formando um significativo espectro de instituições relacionadas com o tema água.

O Fórum Mundial da Água contribui para o diálogo do processo decisório sobre o tema em nível global, visando o uso racional e sustentável deste recurso.

Por sua abrangência política, técnica e institucional, o Fórum tem como uma de suas características principais a participação aberta e democrática de um amplo conjunto de atores de diferentes setores, traduzindo-se em um evento de grande relevância na agenda internacional.

O Fórum é organizado a cada três anos pelo Conselho Mundial da Água juntamente com o país e a cidade anfitriã. Ao todo, já ocorreram sete edições do evento em sete países de quatro continentes: África, América, Ásia e Europa.

Em 2014, a candidatura do Brasil foi selecionada, e Brasília foi escolhida como cidade-sede do evento. Desse modo, o Brasil recebe, em 2018, a 8ª edição do Fórum. Esta é a primeira vez que o evento ocorre no Hemisfério Sul.

E como já dito, Luiz Garcia se fará presente, como um dos seis representantes do Estado de Minas Gerais em Brasília, logicamente também representando nossa Mantena.

Ainda em conversa com Luiz, este nos relatou da imensa importância de estar neste meio, onde pessoas de extrema importância e influência se farão presente, fazendo com que caso surja alguma oportunidade de apoio a Minas Gerais e a Mantena, esta de maneira nenhuma será desperdiçada.

Enfim, Mantena poderá contar com um representante em um dos maiores eventos a nível mundial que ocorrerá em Brasília durante os dias 19 e 21 próximo.

Veja a seguir a Carta elaborada por Luiz Garcia e um grupo de pessoas, durante o 3º Encontro Internacional de Revitalização dos Rios de Minas que será encaminha a Plenária do 8º Encontro Internacional da Água: