Tem ou não tem médico no PSF do Bairro Bela Vista? ConfirAgora!

145

 

O que temos percebido pelas redes sociais. Whatszap, Facebook e outras mais, é uma verdadeira mistura de sentimentos políticos e interesses pessoais. Ainda, declarações abusivas, xingamentos, agressões e verdadeiras palavras de ordem direcionadas sem reservas ao setor público.

Num momento em que o país passa por um verdadeiro caos político e econômico, onde Mantena se vê num verdadeiro abandono, com falta de repasses na saúde na casa dos R$ 10.000.000,00 (DEZ MILHÕES DE REAIS), o Secretário de Saúde ainda mantém a folha de pagamentos dos profissionais em dia, compra medicamentos e mantém, mesmo que de forma precária, a farmácia em funcionamento. Ainda, realiza com extremo sucesso mutirões de atendimentos especializados em várias áreas, tais como cardiologia, ginecologia, preventivos, oftalmologia e outros mais.

E mesmo assim, diante de tudo o que se vê e se publica pelas redes sociais em todo o país, crise, caos, falta de verbas e repasses aos municípios, ainda, mesmo diante de tudo o que se sabe e se publica para conhecimento de todos pela mídia local de que Mantena não tem recebido NADA de dinheiro para manter os serviços básicos de saúde e outras áreas de extrema importância, ao invés de um pouco de compreensão, o que se vê são pessoas cobrando com veemência e agressividade.

Vale frisar! A Secretaria de Educação de Mantena não recebeu NEM UM CENTAVO DO FUNDEB neste mês, deixando as professoras totalmente abandonadas. E é fato que não tenho visto professoras atacando a administração municipal por conta disso. Sabem onde está o problema.

Estivemos vendo uma postagem no facebook, onde uma pessoa reclama que não existe médico atendendo no PSF do Bairro Bela Vista a quase um mês.

Assustados com o fato, entramos então em contato com o Secretário de Saúde, o qual nos informou que isso não procede. Com muita educação e respeitoso como sempre, Ocimar nos repassou o que está acontecendo no PSF do Bairro Bela Vista.

E assim nos relatou:

“De fato existe um problema com médico no PSF do Bela Vista, isso porque a Dr.ª Ana Paula, médica que está contratada e lotada naquele local estava grávida, e por questões de complicações na gestação, ela teve a criança antes do tempo previsto, o que causou seu afastamento imediato, correndo risco de perder seu bebê. No entanto, o PSF do Bela Vista não está sem médico, pois o Dr. Betinho está atendendo lá sim, não o dia todo como acontece com os demais médicos de PSF, inclusive pela questão dele ter que atender em outro local, mas ele está suprindo esta falta no PSF do Bela Vista sim, todos os dias por um período de tempo. Temos que ter consciência e saber gerir estas situações, mesmo quando as pessoas são sim atendidas e talvez por não ter encontrado médico no momento que o Betinho não estava lá, já publicam que não tem médico no PSF.”

Já existiu inclusive pessoas que são atendidas com ressonância, tomografia e em outros casos, sempre que precisam, mas pelo fato de não encontrar o médico naquele momento que lá compareceu, e ter que marcar uma consulta pela questão informada, ou seja, da necessidade da Dr. Ana Paula em se ausentar por questões de saúde, já se sente inconformada, transtornada, partindo para as redes sociais. 

Ou seja, de acordo com o Secretário de Saúde, existe sim um médico cobrindo, Dr. Betinho está suprindo a necessária e urgente ausência da Dr.ª Anna Paula, a qual inclusive vinha recebendo elogios da população ali atendida.

De acordo ainda com o secretário, outros médicos já foram sondados a contratar junto ao município para cobrir este período que a médica estiver ausente, mas pela carga horária diária extensa, de 40 horas por semana, e ainda pelo baixo valor do cargo, face o que estes profissionais recebem em outros locais, não está sendo possível encontrar médicos interessados em estar contratando com Mantena.

O período político traz e deixa sentimentos de combate e debate entre as pessoas que têm diferentes preferências políticas. Nós respeitamos isso, mas não devemos misturar política com questões pessoais. Facebook e Zap as vezes traz esse sentimento, de que podemos falar o que quiser, nos fazendo sentir intocáveis. Mas todos devemos ter responsabilidade sobre nossas falas. Especialmente nestes locais.

A Secretaria de Saúde tem ouvidoria, se algo está errado leve ao conhecimento da Secretaria de Saúde. Lá também é onde a população deve buscar se informar sobre o que realmente está acontecendo, destacou o Secretário. Fatos como este, da necessidade de afastamento da Médica e o atendimento por parte do médico Betinho certamente seria explicado por todos nós na Secretaria.

 

COMPARTILHE