Sem politicagem! Entenda a realidade da inclusão de Mantena ao CIM NOROESTE. ConfirAgora!

1508

Dada a amplitude da matéria por nós publicada, dando conta da inserção de Mantena ao CIM NOROESTE, centenas de pessoas aprovaram a ação do novo secretário, inclusive passando a torcer pelo sucesso da empreitada, parabenizando a atitude e pedindo a Deus que isso venha sim, beneficiar os mantenenses na área da saúde.

Visivelmente entenderam que Mantena estará “ampliando” sua capacidade de atendimento a quem precisa. E não, de forma nenhuma, passando a totalidade de suas atitudes em relação a saúde para a cidade de Barra de São Francisco ou coisa parecida.

De outro lado, infelizmente, algumas poucas pessoas, ou não entenderam, ou estão na verdade tentando a todo custo tumultuar o sucesso que vem sendo impresso pela atual administração, agora também na secretaria de saúde em Mantena.

A verdade é que o sucesso do adversário incomoda e muito aqueles que infelizmente não pensam no todo, mas em benefícios meramente pessoais.

Sendo assim, tentaremos explicar de forma mais específica o porque desta  inclusão de Mantena ao CIM NOROESTE.

Motivos para inclusão de Mantena no CIM NOROESTE, acompanhe a seguir:

1 – Para início de conversa, o Estado de Minas Gerais hoje, DEVE ao Município de Mantena, uma dívida de R$ 3.701.748,52 (TRÊS MILHÕES SETECENTOS E UM MIL, SETECENTOS E QUARENTA E OITO REAIS E CINQUENTA E DOIS CENTAVOS);

2 – Como pode ser visto no quadro acima, mais de TRÊS MILHÕES E CEM MIL REAIS, devidos diretamente ao FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE DE MANTENA, ou seja, dinheiro que normalmente teria sido utilizado para realizar pagamento de especialidades médicas por parte de Mantena lá em Governador Valadares, lá em Belo Horizonte e outros mais, assim como combustível e despesas de deslocamento de pacientes para outras cidades aqui em Minas Gerais.

Para Mantena, um déficit que vem sendo sentido a tempos, tornando a Saúde de Mantena um assunto “político”, ou melhor, de “politicagem” para alguns, mas de uma verdadeira batalha para a Secretaria e o Secretário de Saúde, seja ele quem for.

Certamente, muitos não sabem desta informação, e por isso viemos hoje informar.

O Estado tem feito Mantena sofrer na área da Saúde. Infelizmente!

3 – Com a alteração do Secretário de Saúde, saindo Dr. Jânio, que muito também sofreu com esta dificuldade, pois incluiu seu período como secretário, entrou Ocimar Rufino, que encarou agora este verdadeiro desafio, e logo de início, vendo a dificuldade e as portas fechadas no Estado de Minas Gerais para a Saúde de Mantena, somado ao grande clamor da comunidade que tanto pede por Saúde, partiu então em busca de portas, de uma verdadeira ajuda, um socorro exatamente para estes.

4 – Tomou conhecimento então, através de pessoas conhecedoras, da existência do CIMNOROESTE, que já foi apresentado a todos por parte de nossa matéria e várias outras. Ocimar então, se reuniu com responsáveis pelo CIM NOROESTE, viu então ali uma luz, de imediato, para atender essa parcela carente de Mantena que precisa e não tem plano de saúde e nem condição de pagar consulta.

5 – Explicou ao Prefeito João Rufino, que teria encontrado uma forma de atenção para a população através do atendimento pelo CIM NOROESTE, de pronto recebeu total apoio e aval.

6 – Passou o caso então para sua Assessoria Jurídica, que elaborou projeto de Lei que foi enviado a Câmara, onde os vereadores aprovaram por unanimidade e de imediato o projeto de lei, AUTORIZANDO Mantena a se filiar ao CIM NOROESTE.

7 – Com isso, Ocimar passou a informação para a mídia, pedindo que fosse anunciada a boa nova a toda população. Como de fato aconteceu.

Centenas de pessoas, pelas redes sociais inclusive, manifestaram imensa alegria na porta que se abriu na Saúde em Mantena.

No entanto, algumas, chegando ao horroroso tom de ameaça, “que irão buscar seus direitos” como se estes não estivessem na verdade sendo defendidos, criticaram, sem conhecimento de causa, a atitude tomada em prol da saúde em Mantena. Convocam em alta voz que “todos” se levantem contra a atitude do Secretário, tentam verdadeiramente, criar um verdadeiro tumulto contra uma coisa que é a favor da população.

Mas o que é isso gente?! Misericórida!

Mantena foi sim, de forma legal, incluída no CIM NOROESTE, não fechará as portas da saúde de Mantena, nem de nenhum PSF, nem de nenhum laboratório, não ficará sem médicos, continuará com os que já tem na saúde de Mantena.

O que ocorrerá, é apenas uma ampliação no atendimento. Agora além dos que já existiam, sem o fim de nenhum deles, Mantena passará a contar com mais esta porta no Espirito Santo. Nada além disso.

Muitos dos médicos que atendem aqui em Mantena, que são daqui, estão atualmente contratados pelo CIM NOROESTE, tais como Dr. Juliano Sgrâncio, Dr. Eduardo Jório e tantos outros, continuarão atendendo aqui, por aqui, provavelmente, mas através do CIMNOROESTE. Temos que entender a situação a fundo para emitir nosso parecer. Isso foi amplamente estudado e analisado pelo Secretário. Ocimar tem se mostrado muito centrado e coerente, se fosse ruim certamente não iria aderir ao consórcio.

Nenhuma porta foi fechada aqui. Mais uma foi aberta lá!

Sobre transporte.

Ora essa! Melhor ter que ir a Barra de São Francisco, do que ter que ir a Barra de São Francisco e ainda pagar consulta, remédio e exame que aqui não tinha, mas não tem por conta da falta de repasse do Estado de Minas para Mantena, como acima comprovado.

Certamente, cada caso é um caso diferente. Quem puder ir sem sobrecarregar o município que vá gente, afinal o município já estará pagando o exame ou procedimento para a população.

Mas logicamente, os que não puderem, terão sim de alguma forma, algum auxílio neste sentido, como sempre tiveram.

Muitos que precisaram e não tiveram, certamente sabem da importância disso. O Secretário Ocimar Rufino tem trabalhado para achar caminho, socorro para o povo de Mantena. Uma crítica a essas atitudes chega a ser algo leviano.

Pense bem! Não tinha agora tem.

No Espirito Santo sim, muito mais perto de Governador Valadares ou Belo Horizonte.

SUS não é estado, é Brasil!

Procure se inteirar dos fatos e das informações. Ou quando as pessoas vão para Governador Valadares o que se gasta lá com combustível ou alimentação volta para Mantena? Nunca né! Ora essa! Lógico é que o gasto para ir a São Francisco é bem menor que para GV ou BH né!

Mantena vai pagar sim os exames realizados, mas o benefício será para gente daqui! Que gasta aqui com comida, moradia, vestuário, remédios, etc. etc. Que mora e vive aqui com sua família. E através disso, a intenção é o povo daqui viva com SAÚDE!

Mantena merece respeito! Chega de conversa sem conhecimento. Chega de politicagem. A ação tomada não foi de politicagem, FOI DE APOIO AO POVO QUE PRECISA DE SAÚDE! NÃO FECHOU NADA AQUI! ABRIU FOI MAIS UMA PORTA LÁ!

VEJA TAMBÉM:

Saúde Mantena! Mantena se filia ao CIM NOROESTE e abre uma importantíssima porta para atendimento de nossa comunidade. ConfirAgora!

 

COMPARTILHE