Secretário de Saúde Dr. Jânio Assis explica situação da fila divulgada no facebook. ConfirAgora!

2138

Como estamos podendo perceber atualmente, diferentemente do que se via em outras administrações, é a proximidade do atual governo, tanto por parte do Prefeito, quanto de seus secretários e chefes de serviço, para com a população em geral.

Administrar uma cidade como Mantena não é fácil. Quanto mais uma cidade que praticamente parou por 04 longos e nebulosos anos. Sem dizer quando o  assunto era saúde.

Mas hoje não iremos voltar no tempo. Vamos olhar pra frente!

Ou seja, o que temos visto atualmente, e não poderia ser diferente por parte do Secretário de Saúde Dr. Jânio Assis, é a atenção e a resposta dada a população sempre que isso se faz necessário. Valendo salientar, sempre com muito respeito.

Nesta semana, segunda feira 03/07, foi postado no grupo Boca no Trombone (Facebook), por um perfil nitidamente falso (FAKE), o qual veio carregado de insinuações e totalmente desinformado, inclusive com desafios e indiretas maliciosas para com a mídia local, um questionamento sobre uma foto tirada de um ponto, onde o que se vê, ao dia, é uma fila alinhada na porta da Secretaria Municipal de Saúde. Centro de Mantena.

Antes de prosseguir, gostaria de informar ao “comentarista” ao lado, que a mídia local, torce e luta sim para ver e noticiar coisas boas para nossa Mantena, pois isso, para os que tanto “desejam” o bem de nossa cidade, sempre pautados na verdade, influencia e muito todos os seguimentos de uma sociedade. Podemos citar por exemplo o sucesso da divulgação da 1ª Festa do Peão Motociclista, onde a união e os esforços da mídia, numa parceria inédita e sadia com a atual administração do Prefeito João Rufino, totalmente pró-Mantena, divulgou da melhor forma possível o evento, e sim, logicamente, foi através também desta mídia, que o consumidor e toda população local e circunvizinha tomou conhecimento da festa, das atrações, dos dias, das datas, da agenda, do que ocorreu, se viu em fotos, curtiu, se uniu e apoiou. Coisa sadia! E por fim, a festa foi feita com parceria privada, com patrocinadores diversos.

Enfim, pudemos verificar na tal postagem, repito através de um perfil nitidamente falso (Foto abaixo), o seguinte questionamento:

“Alguém me explica o que é isto na secretaria?”

Pois bem:

Ocorre, que nesta data, início de mês, também muito diferente do que se via, foi disponibilizado para a população, sem intermediação de “vereadores”, EXAMES MÉDICOS HOSPITALARES ESPECIALIZADOS, os quais vêm sendo marcados para todos aqueles que, dentro da condição real do município, deles necessitam. Repito, sem intermediações fraudulentas.

Exames especializados, para melhor esclarecimento, são exames que não são comuns ou rotineiros, por exemplo, cardiologia, audiometria, angiologia, gastroenteorologia, Neurologia, eletroencefalograma, entre vários outros. Isso mesmo, inclusive Neurologia (especialidade do antigo prefeito. Alguém sabe se ele quando prefeito, disponibilizava algum atendimento de neurologia na secretaria para a população carente?).

Pois agora tem, e por serem tantos, precisa sim de fila, é serviço público para população carente, que precisa, e não se faz necessário pensar muito para entender que essa classe social é mais densa. Muitas pessoas em Mantena precisavam disso, de exames especializados, de atenção, e agora estão recebendo. Existe matéria divulgada no site informeleste, onde de madrugada pessoas esperavam para receber no outro dia, exames especializado de neurologia no governo passado. (Link abaixo).

Denúncia: Moradores precisam dormir nas calçadas para serem atendidos na Secretaria de Saúde em Mantena

Outras filas irão ocorrer. Certamente. Mas a informação é de que não ocorrerá, como ocorreu antes, de pessoas ficaram em filas e ver portão de secretaria fechada, de chegar para marcar seu exame e ver “vereador” passando na frente e direcionando para supostos “eleitores” exames daqueles que aguardaram horas em filas e voltavam para casa com mãos abanando. De acordo com o Secretário de Saúde, a realidade agora é outra.

Em conversa com o Secretário de Saúde, este nos repassou os documentos abaixo, relacionando as especialidades que a partir do mês de fevereiro deste ano, foram contratadas para atender a população de Mantena. E ainda, Dr. Jânio nos disse que, a saúde no Brasil hoje é precária, mas a ordem do Prefeito João Rufino é que em Mantena não se use as palavras crise e dificuldade, mas sim as palavras superação e trabalho, e além disso que seja dada toda atenção para todos, e é isso que estamos buscando realizar. Olhar pra frente, buscar e disponibilizar para a população o que for possível, certo que se existem 30 doentes precisando de exames especiais, e temos condições de bancar 10 por mês, 10 então serão de imediato atendidos através da  prioridade, mas os demais não irão ficar sem atendimento, sendo remarcado para a próxima data. Por isso aquelas filas, mas diferente de outras que já se viu por ai, agora é para receber sim o serviço prestado.

Isso é informação, baseada em dados adquiridos de fonte séria. Fomos na fonte, buscamos documentos. E está ai o que realmente ocorreu. Filas sim, mas para receber exames especializados em início de mês.

Enfim, entendemos que muito ainda precisa melhorar na saúde e em muitas outras áreas, mas o atual prefeito tem feito valer o crédito a ele conferido pela população, mostrando trabalho, obras, atenção e muito boa vontade. Vamos torcer para que a saúde de Mantena fique cada dia melhor.

Mantena estava precisando deste trabalho e deste respeito.

O Site MantenAgora apóia esta idéia!