Saúde Mantena. Agentes Comunitários de Saúde recebem curso de capacitação em Mantena nesta quinta feira. ConfirAgora!

157

 

No intuito de atender cada vez melhor e com mais profissionalismo, os ACS´s, Agentes Comunitários de Saúde, receberam nesta tarde, nas dependências da Câmara Municipal de Mantena um curso de capacitação.

Essa é mais uma prova de que a administração municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, tem buscado a cada dia realizar melhorias em suas diversas áreas e estruturas.

Com estratégias diversas de atuação, tais como mutirões de atendimento, contratação de médicos especialistas (cardiologia, pediatria, ginecologia), laboratórios para realização de exames e vários outras modificações e inovações, a Secretaria de Saúde em Mantena tem buscado sim, mesmo diante de déficit financeiro e diversas dificuldades, melhores formas de atender a população.

Saúde é coisa séria!

Barra de São Francisco, cidade do Espirito Santo, um Estado muito menor que o Estado de Minas Gerais, conta com um Hospital Estadual, o que em Mantena não existe. O que temos aqui é um hospital particular, o Hospital São Vicente é um hospital local. E como todos sabem é ele o responsável pelo Pronto Atendimento e não a Prefeitura de Mantena.

Fato este que muitos não sabem. Mas essa é a realidade, além do Pronto Atendimento em Mantena ser de responsabilidade do Hospital São Vicente, diferente do Hospital em Barra de São Francisco que é Estadual, o São Vicente é particular sem vínculo com poder público. Ou melhor, a responsabilidade do Município para com o Pronto Atendimento, se dá através de acordo de cooperação, parceria, onde Mantena coopera com o PA através de pagamentos de medicamentos e cessão de servidores. E de acordo com o Secretário da Fazenda, isso tem sido cumprido rigorosamente.

Enfim, nosso assunto hoje é sobre a capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde que ocorreu em Mantena.

52 Agentes e 8 enfermeiros receberam hoje, um excelente curso de capacitação que se deu por conta da Secretaria de Saúde para melhoria do atendimento e capacitação destes profissionais que todos os dias visitam e atendem pessoas diretamente em suas residências.

Entre estas pessoas, de todas as classes sociais, estes agentes atendem Idosos, acamados, gestantes e lactantes, crianças e diversos outros tipos de pacientes. Sendo assim estes têm que ser capacitados e eficientes. Tratar bem e com qualidade nossa comunidade.

E com este intuito é que a Secretaria veio, mais uma vez, em mais um momento, trabalhar em prol da população na melhoria do atendimento.

Muito ainda há para se fazer, e tudo que está ao alcance da Secretaria de Saúde e dos meios que esta dispõe para realizar esta sendo feito. Mantena fica numa região longínqua de Minas Gerais em relação a Capital. Minas é um Estado muito grande e com muitas cidades maiores e com enormes demandas. Temos que lutar sempre e sempre com muito mais força e vontade que os demais. Estamos lutando, para que recursos, capacitação, equipamentos e tudo mais venha aportar em Mantena. Precisamos também do apoio da população, nossa saúde precisa sim melhorar, mas a verdade é que já melhorou muito, nossas filas foram drasticamente diminuídas em vários setores em relação a medicamento, exames e atendimento. E é neste sentido, de melhor a cada dia, que estamos lutando, trabalhando, buscando parcerias e sempre o melhor para a população. Não existe politicagem nem falta de vontade em atender toda população. Temos sim muita vontade de ter a melhor saúde de todas. De atender a todos. E vamos buscar sempre o crescimento e o melhoramento. Confie em nossa administração. Estamos trabalhando. Afirmou animado o Secretário Ocimar Rufino.

Veja a seguir algumas fotos do momento do curso de capacitação dos ACS´s.