Principal Estação de Tratamento de Água de Mantena (ETA) passará por ampla reforma e modernização. ConfirAgora!

354

A população de Mantena tem visto no atual governo obras inéditas, novidades em todos os cantos, exatamente ao estilo do atual prefeito de Mantena e sua forma de ação, inclusive como sempre diz o Prefeito João Rufino, “eu gosto é de obras, mas não gosto de ficar falando não, eu gosto é de fazer de surpresa e depois mostrar.” 

Sendo assim, tomamos conhecimento de que uma equipe de profissionais técnicos foi contratada pelo Diretor do SAAE Paulo Abílio, e já se encontra realizando diagnósticos na atual Estação de Tratamento de Água (ETA) – Caixa D´agua, para já em breve apresentar o que precisa ser feito para melhorar significativamente o atendimento para a população.

De acordo com as intenções do Prefeito João Rufino e de Paulo Abílio, pudemos perceber que o desejo é de melhoraria e modernização da Estação.

“Para saber onde vamos dar o ponta pé inicial, foi preciso contratar uma equipe totalmente conhecedora do assunto, com serviços já prestados em outras instituições e com bagagem para apontar o caminho, e começarmos rápido as alterações que precisamos realizar, sem onerar nosso povo”, afirmou Paulo Abílio.”

Em conversa com o Prefeito João Rufino, Servidores do SAAE e vereadores, a equipe de profissionais técnicos explanou sobre o trabalho a ser realizado, tais como visitação aos locais de captação da água, também na ETE, e ainda, realizando experiências e colhendo dados junto à equipe que cuida do tratamento da água.

O prefeito João Rufino se mostrando conhecedor da causa, como sempre surpreendendo dado seu jeito simples, mas com muita capacidade administrativa, fez questão de destacar que a Estação de Tratamento de Água, conhecida como Caixa D´agua do SAAE por muitos, foi inaugurada em junho de 1976, e que toda a projeção feita naquela oportunidade era para 20 anos. Esse tempo passou e muito, e como Prefeito sabe dessa responsabilidade e agora, juntamente de Paulo Abíloio parte para melhorar o abastecimento, a qualidade e a quantidade de água para todos, uma vez que a população aumentou e se faz extremamente necessárias tais realizações, certamente com projetos sérios, que não sejam inviáveis para a prefeitura e nem para o SAAE.

De acordo com o engenheiro sanitarista e ambiental, Ádames Coelho, o importante é analisar a demanda hídrica e oferecer uma água de qualidade e quantidade a população, dar eficiência no abastecimento, principalmente no período de chuvas onde aumenta a turbidez da água.

Já no primeiro dia de trabalho, a equipe detectou num primeiro momento que é necessário melhorar a vazão da água, analisou a estrutura e a classificou como antiga, porém com sistema de alvenaria que tem funcionado muito corretamente.

Analisaram também o sistema de chegada de abastecimento, a estrutura de filtração, detectando que os decantadores precisam passar por melhorias, e que dentro de 30 dias a equipe irá apresentar todo o diagnóstico das alterações de melhorias que precisam ser feitas de imediato, de médio e longo prazo.

Como já dito, uma das alterações a serem feitas de imediato é a questão dos decantadores, ampliar com mais filtros para baixar ainda mais a turbidez da água para 0,05.

Outra ação que certamente irá agradar a muitos, inclusive aos moradores das proximidades da Estação de Tratamento de Esgoto foi diagnosticada é a vedação dos reatores da ETE para que não passe o odor, e o mal cheiro seja eliminado.

A equipe da empresa Solis Consultoria é formada por Ádames Coelho Assunção, diretor de Serviços em saneamento e meio ambiente; por Aline Marchesi Hora, Diretora de desenvolvimento hídrico e florestal; Anna Claudia Almeida, Diretora de tecnologia da informação; Leonardo Gomes de Sousa, Diretor de Planejamento e comunicação.

De acordo com Diretor Paulo Abílio, dentro de 30 dias estará se reunindo novamente com o prefeito, vereadores e equipe técnica para passar o diagnóstico final, as alterações e os custos.

Vale a pensa salientar, como tem sito feito em todo o atual mandato, sempre com os pés no chão e responsabilidade, mas atendendo as necessidades da população sempre que possível, tudo será feito gradativamente sem onerar a população e de acordo com as condições financeiras do SAAE.

Veja a seguir fotos da visita:

Veja também, umas das obras inéditas já inauguradas por João Rufino em seu primeiro ano de mandato para melhoria do abastecimento de água em Mantena:

SAAE conclui nova Barragem em Mantena para melhor atender a população. ConfirAgora!

Fotos e informações Site InformeLeste

COMPARTILHE