Prefeito João Rufino e seu vice Luiz Garcia partem para BH e mostram serviço ao povo de Mantena. ConfirAgora!

497

O Prefeito eleito João Rufino e sua equipe, tem demonstrado um jeito diferenciado de administrar. O jeito que Mantena estava precisando para se colocar novamente como grande, como referencial, como sede da Comarca.

Sendo assim, nesta tarde de quinta feira (04/05), não foi diferente, e, acompanhando de seu Vice Prefeito e Secretário de Meio Ambiente Luiz Garcia, João Rufino assinou na cidade de Belo Horizonte uma deliberação normativa, documento que coloca Mantena apto a licenciar, monitorar e fiscalizar as tipologias de empreendimentos e atividades definidas pela DN COPAM 2013. Ou seja, Mantena se torna apta a licenciar, monitorar e fiscalizar atividades relacionadas ao meio ambiente em nossa região.

Sendo assim, muito do que era preciso fazer na Cidade de Governador Valadares e Belo Horizonte, no que se refere a liberações, licenças e fiscalização, agora pode ser feito por parte do Município de Mantena, através do Prefeito João Rufino e de seu Secretário de Meio Ambiente e Vice Prefeito Luiz Garcia.

O próprio Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de MG em pessoa, Dr. Jairo José Isaac, foi quem levou a João e Luiz o documento a ser assinado, colocando Mantena suficiente em se tratando do serviço acima mencionado.

Como já dito, o termo assinado promove um grande avanço na educação ambiental vinculada ao licenciamento, onde o município de Mantena agora passa a obter essa competência para licenciamento e a fiscalização ambiental de atividades ou empreendimentos atribuídos ao Estado.

De acordo com o prefeito João Rufino, são poucos os municípios em MG, que estão aptos a realizar esse tipo de procedimento, pois são diversos requisitos que se tem que cumprir, e conseguimos fruto de um excelente trabalho realizado pela nossa administração e pela Secretaria de Meio Ambiente em tão pouco tempo. São só 04 meses de governo e Mantena já começa a se mostrar na condição de Pólo para as demais Cidades vizinhas.

“Tenho a certeza de que passaremos a ter a mais moderna norma no tocante à educação ambiental no país. Minas mostra, mais uma vez, que está imbuída em tratar com seriedade, responsabilidade e democracia a questão do licenciamento ambiental e da educação ambiental de forma assertiva e participativa”, destacou o secretário de Estado.

Segundo Luiz Garcia “a aprovação dessa norma deliberativa para Mantena, representa um grande avanço dos programas de educação ambiental passíveis de licenciamento, e estaremos imbuídos em trabalhar com seriedade e responsabilidade”, afirmou.

Ao final, foi informado que para implantação e funcionamento destes serviços, será feita uma capacitação e um treinamento a ser realizado pela SUPRAM Regional a todos que serão envolvidos em realizar tais procedimentos.

É mantena em boas mãos. É Mantena voltando a ser reconhecida e grande frente ao Estado de Minas Gerais e Brasil.

Mantena merece respeito. E assim, com trabalho, empenho e valorização do Prefeito e de seu vice juntos, sem brigas ou picuinhas é que vemos Mantena voltando a condição de Pólo. Vamos em frente!

Veja a seguir a ata da reunião tornando Mantena apta a liberar licenciamentos e demais documentos ambientais:

Informações site informeleste