Mega obra de contenção de enchentes está sendo realizada em Mantena. ConfirAgora!

2227

Vale a pena ler até  o fim e tomar conhecimento do que está sendo feito para a população de Mantena em relação a contenção e prevenção de enchentes. ConfirAgora!

Há mais de 20 anos não se via acontecer em Mantena uma obra de contenção e prevenção de enchentes como a que está sendo realizada pela atual administração de João Rufino.

Evidente que não estamos aqui para dizer que não ocorrerá. Isso só Deus sabe.

Com o extremo aquecimento global, derretimento das geleiras e calotas polares, o nível dos oceanos sobe a cada dia e de forma assustadora.

O calor é escaldante, fazendo com que secas e tempestades sejam agressivas e devastadoras como nunca antes visto em nossa geração. O clima no mundo todo se tornou imprevisível e mortal.

Mas diferente de outros tempos, a atual administração municipal tem se preocupado com essa questão, e bem antes das chuvas de final de ano, passou a tomar providências meses antes, que se não adiantarem totalmente, certamente irão amenizar e muito o escoamento das muitas águas que despencam neste período. 

Já a alguns meses, temos visto máquinas pesadas, caminhões e servidores das secretarias de obras, planejamento e outras tantas realizando o alargamento e total limpeza do rio que corta nossa Mantena.

Diferente do que vimos no mandato passado, desta vez o serviço ocorreu com bastante antecedência, e com retirada de muita sujeira e entulho através de caçambas, fazendo com que a terra solta e limpa que ficou às margens dos rios, as que não foram retiradas para outros locais, se solidificassem com as leves chuvas que ocorreram durante os dias que se passaram.

Um excelente serviço. Em quase toda extensão pode-se notar que a calha do rio quase que triplicou de largura. Com isso, muito mais quantidade de água poderá escoar em muito menor tempo, possivelmente evitando alagamentos, inundação e a consequente destruição dos bairros.

No feriado do dia 12 de outubro, e na última sexta feira 13 de outubro, tomamos conhecimento de que os trabalhos de prevenção de enchentes não pararam até o momento.

Fomos então até o local onde o secretário Marcos Mendes e vários servidores estavam realizando uma obra, que como já dito, a décadas não se via acontecer em Mantena.

Quando dizemos a décadas, nos referimos e comparamos a atual, com a galeria que foi feita no centro da cidade, na avenida Presidente Tancredo Neves, proximidades do Posto BR, exatamente para contenção de enchentes e escoamento das águas.

Marco Mendes, Secretário de Obras, se encontrava com outros servidores realizando a mudança do curso do rio, retirando várias curvas, que com as enchentes que passaram por ali, assorearam e diminuíram muito a calha do rio, fazendo com que certa quantidade de água, que fosse maior, logo transbordasse, causando enchentes.

Como se pode ver pelas fotos, ali no local conhecido como granja do Nilson, proximidades da Avenida Antônio Firmino, local crítico, o rio vinha em linha reta, no entanto, naquele local, ele fazia uma curva, que como também se pode ver, ficou bastante danificada com as fortes e devastadoras enchentes.

O serviço realizado foi de centralizar a calha, cortando em linha reta e aumentando bastante a calha do rio e também o fundo das residências, fazendo com que o rio fique a vários metros do fundo das casas, e consequentemente, com esta nova e ampla calha, escoará muito mais quantidade de água em menor tempo. Trabalho eficiente.

Veja abaixo a nova calha feita em linha reta, em sintonia com o rio, mas em outro local:

Da direita (Vindo da Vila Nova rumo ao centro) Linha reta:

Centro: onde será construída um a nova e ampla ponte de concreto:

Esquerda em diante (rumo ao centro) fundos Garagem Águia Branca, Escola Petrina e residências:

A calha antiga (a extreita curva) será coberta com terra, como já dito, ampliando o fundo das residências.

Com esta nova calha e com a eliminação da curva, as inundações serão certamente menorizadas.

Veja as fotos e vídeos que documentam este mega trabalho feito inteiramente com dinheiro público, bem investido, e entenda este  serviço que está sendo realizado em prol da população para contenção de enchentes em nossa Mantena.

Ampliação e limpeza de toda extensão do rio.

Nestes vídeos podemos ver o serviço de ampliação da calha que foram realizados durante meses até o momento entre os bairros Santos Prates I, Santos Prates II, Treze de Junho e Bela Vista, Centro, Nicoline, Vila Nova em diante.

Aliado a ampliação, muita sujeira, entulhos e até pedras foram retiradas por caminhões durante vários dias. Esse serviço ocorreu durante meses.

Neste último vídeo, podemos ver a curva que ficou totalmente danificada e que será coberta de terra, logo após o terreno que será então emendado ao fundo das casas, e ao longe onde está sendo feito o novo curso do rio.

A população de Mantena acompanhou e tem acompanhado de perto este mega serviço, e como já dito, não podemos prever se irá acontecer ou não.  

Certo é que algo visivelmente diferenciado e passível de nossa credibilidade está sendo feito pela administração de João Rufino. Mantena merece, por sua gente e por sua história ser bem tratada. 

Parabéns a todos os envolvidos neste mega e tão importante trabalho, os quais também são moradores desta terra e têm demonstrado capacidade e eficiência. Isso sim, é cuidar da nossa gente!

Veja também:

Prefeitura de Mantena realiza serviço de limpeza de bueiros entupidos pela cidade. ConfirAgora!