Defesa Civil e Bombeiros fazem alerta para temporais em BH e cidades do interior de Minas. ConfirAgora!

610

De acordo com o Instituto PucMinas/TempoClima, as precipitações podem chegar a 100 milímetros nos próximos três dias, 35% da média histórica de chuva para todo o mês de dezembro.

Moradores de Minas Gerais devem ter atenção e cuidado. A previsão é de temporais para cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte e municípios de outras regiões de Minas Gerais. A Subsecretaria de Proteção de Defesa Civil da capital mineira e o Corpo de Bombeiros emitiram um alerta no início desta tarde para a possibilidade de chuva forte.

De acordo com o Instituto PucMinas/TempoClima, as precipitações podem chegar a 100 milímetros nos próximos três dias, 35% da média histórica de chuva para todo o mês de dezembro. Segundo o meteorologista Heriberto dos Anjos, a chuva também se estende ao Triângulo, Norte, Noroeste, Oeste e Região Central de Minas Gerais nos próximos dias, o que fará com que o estado tenha os maiores volumes de precipitação do Brasil, juntamente com Rio de Janeiro e Espirito Santo.

O Corpo de Bombeiros afirmou que as regiões do Triângulo, Noroeste, Norte, Vale do Jequitinhonha, Vale do Mucuri, Central, Oeste, Zona da Mata, Campo das Vertentes e Vale do Rio Doce. Além disso, o aviso engloba a Região Metropolitana de Belo Horizonte.


A corporação orienta os moradores não atravessar enxurradas, pois poderá ser arrastado, não jogar lixo em via pública para não entupir os bueiros, em caso de chuva de granizo, abrigar em local seguro. Também deve observar postes, muros, árvores, e encostas. Ao ver sinal de movimentação de terra, abandone a residência com a família. Atenção também com a fiação elétrica, principalmente quando a rede for rompida por árvores e postes.

O alerta da Defesa Civil vale para Belo Horizonte. Segundo o órgão, estão previstas pancadas de chuva com acumulado entre 30 a 50 milímetros até a manhã de sexta-feira. A chuva pode ser acompanhada com rajadas de ventos fortes, de até 50 quilômetros por hora, e descargas elétricas.

A Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil recomenda evitar áreas de inundação e não trafegar em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva, pois o seu nível pode se alterar rapidamente podendo acarretar transbordamentos. Adverte para que não se abrigue debaixo de árvores e estacione veículos, pois elas podem cair e ocasionar graves acidentes.

Fonte Estado de Minas

https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2017/11/30/interna_gerais,920939/defesa-civil-e-bombeiros-fazem-alerta-para-temporais-em-bh-e-cidades-d.shtml

COMPARTILHE