Canaletas e manilhamento feitos pela atual administração de João Rufino demonstram eficiência nas últimas chuvas. ConfirAgora!

1381

Hoje, 15 de dezembro de 2017, depois de um período bastante chuvoso, vemos aparecer no céu o sol novamente.

E logo que nos foi possível, fomos até o Bairro Boa Esperança para ver se como antes, as ruas estariam totalmente cortadas pelas águas das chuvas.

Isso porque antes, sempre em períodos chuvosos, muita água por ali descia, e consequentemente as ruas ficavam totalmente destruídas pela falta de infraestrutura.

Mas pelo jeito, desta vez o serviço surtiu efeito.

Mais cedo, em conversa com o Secretário de Obras Marco Mendes  e com o Servidor Washington Macedo, estes nos relataram que mesmo diante das chuvas intensas que caíram sobre a cidade, e lógico, sobre o Bairro Boa Esperança nos últimos dias, o serviço de construção de canaletas e manilhamento feito durante o ano se mostrou bastante eficiente.

Antes:

DEPOIS:

Como se poder ver pelas fotos, locais que antes viravam verdadeiras crateras cortadas pelas águas das chuvas, hoje com o escoamento subterrâneo proporcionado pelas canaletas e pelas manilhas, ali colocadas em tempo seco, fizeram com que as vias do Bairro Boa Esperança continuassem firmes, no mínimo transitáveis, sem crateras, aguardando agora um calçamento.

Ainda em conversa com o pessoal da Secretaria de Obras, fomos informados que de ordem do Prefeito João Rufino, ainda no início do ano, era que todo o esforço possível fosse empenhado no Bairro Boa Esperança para que as águas das chuvas não fosse motivo de tristeza para aquela comunidade.

Em sendo assim, logo que iniciou o mandato, máquinas e servidores foram para lá, antes das chuvas procederam com a abertura das vias, e debaixo da terra construíram várias canaletas, por onde as águas das chuvas então pudessem correr até chegar ao rio.

Várias caixas secas também foram construídas e passaram a armazenar e conter a grande quantidade de água, evitando que esta passasse pelo bairro causando a destruição até então corriqueira.

Foram dias de trabalho pesado, mas que hoje, depois de uma período chuvoso, digamos de teste, mostrou eficiência. Como já dito mantendo as vias do Bairro Boa Esperança transitáveis.

Agora, de acordo ainda com a informação trazida pela Secretaria de Obras, o próximo passo é completar o serviço e aplicar ou asfalto ou bloquetes, tornando em definitivo o Bairro Boa Esperança um problema do passado, tanto para a administração municipal quando para aquela comunidade que a tantos anos sofre com esse terrível problema.

Veja a seguir fotos do local tiradas hoje, onde se pode ver as canaletas e as grades colocadas para escoamento das águas.

Como se pode ver acima, com a contenção das águas pelas caixas secas, e com o serviço de escoamento pelas canaletas e pelas manilhas o solo continuou firme, com barro, mas transitável, dando condições para os moradores.

A informação, como já dito é que depois desta obra subterrânea, logo que possível o calçamento virá. Logicamente assim também deveria ter sido feito antes. E a pergunta que não quer calar, porque então colocar tanto asfalto em um local sem a minima infra estrutura como foi feito pela administração anterior? Certo que tudo iria por água abaixo?

Mas enfim, pelo que se demonstra depois das chuvas é que o serviço realizado pela atual administração foi bem feito, que agora vem demonstrando ter sido executado com responsabilidade, eficiência e respeito com aquela população.

Ouça a seguir a explicação de nosso amigo Washington Macedo sobre o que foi realizado até agora no Bairro Boa Esperança e o que há de vir.

 

COMPARTILHE