Atenção! Inicia neste mês de abril a campanha de vacinação para idosos em Mantena. ConfirAgora!

397

    

Começa hoje 17/04 e vai até 26 de maio a 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza (gripe). A meta do Ministério da Saúde é imunizar 54,2 milhões de brasileiros. Em Minas Gerais, a previsão da Secretaria de Estado da Saúde (SES) é alcançar 5,5 milhões.

Em Mantena, a informação trazida pelo Secretário de Saúde, Dr. Jânio Assis, é de que Secretaria de Saúde, através do posto  e demais pontos de atendimento, estarão abertos esperando a população idosa com todo carinho a partir desta segunda feira.

Em todo o estado, a meta é imunizar ao menos 90% do público prioritário, percentual acima dos 80% do objetivo traçado no ano passado. Os moradores precisarão ir aos centros de saúde e apresentar o cartão de vacinação e a carteira de identidade ou documento similar. Porém, pessoas acamadas e residentes em casas de repouso podem ser imunizadas nos próprios locais.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBI), o vírus H1N1 foi responsável por cerca de 90% dos casos registrados no país. Em 2017, contudo, a maior circulação no Brasil está sendo o tipo H3N2. Tanto este quanto o H1N1 são tipos do vírus influenza. Ambos perigosos. Daí a importância de as vacinas serem tri ou quadrivalentes. Estudos mostram que a vacinação correta pode reduzir de 39% a 75% a quantidade de óbitos por complicações causadas pela gripe.

Na regional de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, o objetivo é alcançar 175 mil moradores em 51 municípios.

Em 13 de maio, quando a campanha estará prestes a completar um mês, haverá o Dia D de Vacinação contra a Gripe. Objetivo é reforçar a divulgação da campanha.

Saiba mais

COMO SE PROTEGER

Infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, a gripe pode ser transmitida por meio da fala, tosse, espirro e até mesmo por um aperto de mãos. A medida mais eficaz para se proteger é justamente a vacinação. Contudo, algumas medidas preventivas são recomendadas, como lavar bem as mãos e evitar lugares fechados e com aglomeração de pessoas. Em caso de tosse seca, febre, dores de cabeça ou garganta, a pessoa deve procurar ajuda médica.

Procure já um dos Postos de Saúde em Mantena.

Vacine-se, cuide-se!