Área que se encontrava em poder da União Ruralista volta a ser unicamente do Município de Mantena. ConfirAgora!

30

Notícia importante para Mantena.

Há alguns meses, a conhecida área que estava em poder da União Ruralista, localizada às margens da BR, saindo para Barra de São Francisco, voltou a ser posse e propriedade unicamente do Município de Mantena, através de uma amistosa ação da Administração de João Rufino em parceira com os associados.

 

Como é de amplo conhecimento, há vários anos, uma imensa área de terra, incluindo a área de realização festas localizada na saída para Barra de São Francisco, estava cedida, via escritura em cartório, de forma quase que vitalícia, para os associados da União Ruralista.

A proposta da União Ruralista, quando recebeu a área, era de construção do muro que hoje podemos verificar como uma realidade no local, ainda, realização de eventos voltados ao homem do campo, tais como concursos leiteiros, leilões de gado, manutenção da área, etc.

Alguns destes eventos vimos acontecer em várias edições da Festa da Cidade, quando esta era realizada. Entre outros eventos, que repetimos, eram de interesse específico da União Ruralista.

No entanto, com o tempo essas ações se tornaram cada vez mais incomuns, e nos últimos anos, meio que se perdeu o sentido que tal área continuasse em poder da União.

Além disso, nesse tempo em que a área ficou em poder da União, o Município não podia intervir no local, podendo apenas utilizar ali não mais que 20 dias, para realização de festa em comemoração ao aniversário de Mantena. Tendo logo após, que se retirar do local.

Chegou a quase se tornar um verdadeiro lixão, quando na administração passada, o ex-prefeito mandou que grandes quantidades de lixo fossem ali depositadas, vindo retirar apenas quando a justiça assim determinou.

Mas João Rufino, também na condição de associado da União, entendeu que tal área, tão vasta e próxima da Cidade, inclusive com a construção e crescimento de Bairros tais como Filadélfia e Esplanada, que aproximaram ainda mais Mantena da área, que a mesma não estaria dando o devido retorno para a comunidade de Mantena e região como deveria.

Sendo assim, passou a deliberar com seus amigos associados e com sua assessoria junto ao município, e na condição de associado e Prefeito, conseguiu mobilizar e conscientizar a maioria quase que absoluta, de que o retorno da área para o município de Mantena era algo que por analogia traria a mente a necessidade de respeito à supremacia do interesse público sobre o privado.

Não podemos deixar de frisar, que a ação teve como um de seus pontos decisivos a participação do então Presidente da União Ruralista, Paulo Roberto Govea, o conhecido Paulo Abílio, de Mauro Lúcio Pereira, na condição de Secretário Municipal de Indústria Comércio e Desenvolvimento e logicamente, de todos os associados da União Ruralista.

Em um clima bastante amistoso e de muita compreensão e entendimento, havido entre município, por parte do Prefeito João Rufino e de sua administração, e de outro lado, dos Associados, foi realizada uma Assembléia nas dependências da Assoleste, devida e legalmente convocada via Edital pelo Presidente Paulo Abílio.

Tal Assembléia, teve sua convocação, tendo em vista os trâmites legais necessários, previstos pelo Estatuto da União Ruralista, o qual determinava que para se devolver a área para o Município de Mantena, deveria haver a realização desta, onde os associados, deliberariam entre si e votariam de acordo ou não com a devolução da área para Mantena. O que inclusive culminaria com a extinção da União Ruralista.

Como de fato aconteceu.

Num trabalho muito bem feito de bastidores, onde a conscientização de cada cooperado foi determinante, o Prefeito João Rufino deixou muito bem claro, que suas intenções para com aquela área, além de outras voltadas ao bem estar da população de Mantena, tal qual a realização dos festejos ano passado, é a futura criação de um pólo industrial para região.

Isso, tendo em vista e como já mencionado no início da matéria, que a área não se restringe apenas ao local de realização de festas, a qual será preservada, mas também toda extensão que existe além dos muros, atrás do Posto do Joaquim Carvalho, indo até onde hoje existe a construção de outro Posto de Gasolina às margens da rodovia, onde dá acesso ao Bairro Filadélfia em Mantena.

Enfim, como se pode ver, grandiosas ações vem se tornando uma realidade Na administração de João Rufino, onde o mesmo, contrariando opiniões de que não tomaria tais grandiosas atitudes, demonstra grande capacidade administrativa, excelente relacionamento com seus pares e com a população.

Uma imensa área volta para Mantena. Grandes planos estão em andamento em prol do crescimento de Mantena. Porque então dar ouvidos a quem não deu conta nem de limpar a porta de sua casa? Vamos em frente! Mantena merece respeito! Estamos no caminho certo!